quinta-feira, 21 de julho de 2011

Critérios para organização e seleção de conteúdo no Ensino Religioso

1.   Caracterização geral do ensino religioso
         Hoje, o fenômeno religioso é a busca do Ser frente à ameaça do Não-ser. Basicamente a humanidade ensaiou quatro respostas possíveis com norteadores do sentido da vida além morte:
         A Ressurreição
         A Reencarnação
         O Ancestral
         O Nada
         Cada uma dessas respostas organiza-se num sistema de pensamento próprio, obedecendo a uma estrutura comum. E é dessa estrutura comum que são retirados os critérios para organização e seleção dos conteúdos e objetivos do Ensino Religioso. Assim, na pluralidade da Escola brasileira, esses critérios para os blocos de conteúdos são:
                   Culturas e Religiões
                   Escrituras Sagradas
                   Teologias
                   Ritos
                   Ethos

2. Eixos organizadores do conteúdo


2.1- Culturas e Tradições Religiosas
- Conteúdos estabelecidos a partir de:
a. filosofia da tradição religiosa: a idéia do transcendente, na visão tradicional e atual:
b. história e tradição religiosa: a evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos tempos;
c. sociologia e tradição religiosa: a função política das ideologias religiosas;
d. psicologia e tradição religiosa: as determinações da tradição religiosa na construção mental do inconsciente pessoal e coletivo.

2.2- Escrituras Sagradas e/ou Tradições Orais
- Conteúdos estabelecidos a partir de:
a. revelação: a autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do emissor que a transmite como verdade do Transcendente para o povo;
b. história das narrativas sagradas: o conhecimento dos acontecimentos religiosos que originaram os mitos e segredos sagrados e a formação dos textos;
c. contexto cultural: a descrição do contexto sócio-político-religioso determinante na redação final dos textos sagrados;
d. exegese: a análise e a hermenêutica atualizada dos textos sagrados.

2.3 – Teologias
- conteúdos estabelecidos a partir de:
a. divindades: a descrição das representações do Transcendente nas tradições religiosas;
b. verdades de fé: o conjunto de mitos, crenças e doutrinas que orientam a vida do fiel em cada tradição religiosa;
c. vida além morte: as possíveis respostas norteadoras do sentido da vida: a ressurreição, a reencarnação, a ancestralidade e o nada.

2.4 – Ritos
- conteúdos estabelecidos a partir de:
a. rituais: a escrição de práticas religiosas significantes, elaboradas pelos diferentes grupos religiosos:
b. símbolos: a identificação dos símbolos mais importantes de cada tradição religiosa, comparando seu(s) significado(s);
c. espiritualidades: o estudo dos métodos utilizados pelas diferentes tradições religiosas no relacionamento com o Transcendente, consigo mesmo, com os outros e o mundo.

2.5 – Ethos
- conteúdos estabelecidos a partir de:
a. alteridade: as orientações para o relacionamento com o outro, permeado por valores;
b. valores: o conhecimento do conjunto de normas e cada tradição religiosa apresentado para os fiéis no contexto da respectiva cultura;
c. limites: a fundamentação dos limites éticos propostos pelas várias tradições religiosas.

Bloco de conteúdos nos Ciclos:
ciclo
ciclo
ciclo
ciclo
Ritos – símbolos
Escrituras Sagradas – história das narrativas sagradas
Culturas e Tradições Religiosas – filosofia da tradição religiosa, história e tradição religiosa, sociologia e tradição religiosa
Teologias – verdades de fé, vida além morte.
Ethos - alteridade
Ritos - rituais
Escrituras Sagradas – revelação, contexto culturas, exegese.
Ritos - espiritualidades
Culturas e Tradições Religiosas – filosofia da tradição religiosa
Teologias - divindades

Cultura e Tradições Religiosas – psicologia e tradição religiosa



Ethos – valores, limites

Fonte: PCN Ensino Religioso

2 comentários:

MARIA DO CARMO disse...

Estes conteúdos são muitos bons, mas onde os encontro?
Nós, professores de religião precisamos de nortes de punho histórico/científico, mas também de fontes confiáveis para estuda-los e trabalha-los!!

Maria do Carmo

LIE CEEJA Vilhena disse...

Oi Maria do Carmo, realmente não é fácil mais hj ja temos muito material online, vou deixar aqui links para vc acessar com sugestões...http://www.fonaper.com.br/noticias.php?id=2

http://www.bispado.org.br/aspx/Conteudo.aspx?c=645

continue acessando o blog que sempre estarei colocando sugestões nele. Bjo

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