quarta-feira, 18 de julho de 2012

Os amigos na adolescência



    Somos seres em constante relação. Uma importante forma de relacionamento, principalmente entre os jovens, é a amizade. Importante e necessária, embora poucos consigam tê-la presente em sua vida.
Imagem

         A amizade, como outros tesouros, não é encontrada com facilidade, pois requer conquista constante, atenção, lealdade e comprometimento. E talvez, o que a enobrece, o que a torna tão importante e significativa seja exatamente esse tempo que precisamos dedicar a ela.
           Quem não quer ter amigos?
     Contudo, às vezes um relacionamento com um colega vem se fortalecendo e, quando menos esperamos, em vez de se transformar em amizade, torna-se uma grande inimizade. Mais uma vez, ficamos sozinhos, afastados do colega ou mesmo do grupo social com o qual convivemos. Nesses casos, precisamos ser fortes para superar essa dificuldade passageira e encontrar forças em Deus para cativar novas amizades.
    A amizade é um relacionamento afetivo universal e se entende indistintamente a todos os seres humanos. Ela existe entre sexos opostos, jovens, crianças, adultos, idosos... Por que, então, é tão complicado fazer amigos?
    Justamente porque é preciso “fazê-lo”, uma vez que não há amigos prontos, acabados. A amizade requer tempo, dedicação e, especialmente, que as pessoas estejam predispostas a se aproximar umas das outras, revelando a sua verdadeira personalidade. Muitas vezes perdemos a oportunidade de conhecer pessoas novas e interessantes, que poderiam talvez ser grandes amigas nossas, porque nos fechamos em nosso mundo egoísta. Quase sempre julgamos os outros pela primeira impressão e impedimos que se aproximem. Esse preconceito causa a perda de grandes amizades.
(Trecho texto TONGU, M. I. de Oliveira. Alegria de Viver. Ed. Religiosa. ed. Moderna. p 67)
Sugestão atividades:
Leia - Amizade falsa e verdadeira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...